Netiqueta para cursos Online

Não existem regras para comunicação na internet. Existe um cojunto de normas conhecidas como Netiqueta que devem guiar o nosso comportamento. Nós devemos entender que estas normas devem ser utilizadas quando interagimos com os colegas já que na comunicação online não existe a linguagem corporal e nem o tom de voz. Os itens a seguir podem ajudar na comunicação online:


Quando nos comunicamos online, não utilizamos os sianis não-verbais usuais que nos ajudam a comunicar a nossa mensagem em uma discussão presencial. Portanto, precisamos ser mais cautelosos ao considerar como nossas mensagens escritas serão interpretados. Até certo ponto, você pode compensar a ausência da linguagem corporal tradicionalmente e culturalmente comunicados e outros sinais físicos, usando palavras e símbolos. Os smileys ou emoticons (ícones que expressam emoções, por exemplo, sorriso, triste, etc) Temos postadas são um exemplo, bem como pistas metalinguísticas entre parênteses, como (hmmmm.).

Todos nós devemos nos esforçar para criar um ambiente de aprendizagem seguro para a nossa classe. Como se comunicar em um ambiente on-line é um desafio, colocamos os seguintes protocolos de comunicação para ajudá-lo quando você começa a se comunicar com outras pessoas em sua classe.

Tente manter suas mensagens curtas.

Converse on-line como você faria em uma sala presencial. Use uma linguagem simples de preferência.

Reveja as suas mensagens e pense em como serão interpretados antes de publicá-las. Certifique-se de que suas emoções são interpretados com precisão usando os smileys apropriadas.

Forneça o contexto necessário para interpretar a sua mensagem. Isto é especialmente importante se você usar palavras que têm significados específicos em uma cultura específica. Por exemplo, sempre soletrar a sigla a primeira vez que você usá-lo em uma mensagem. Por exemplo: a sigla "EaD" para significar a educação a distância.

Humor e piadas são de difícil interpretação on-line, por isso tenha cuidado ao usá-los, e dar sugestões / dicas para ajudar na sua interpretação. Em um ambiente online, temas sensíveis pode ser mal compreendido facilmente. Se você acha que alguém tenha entendido mal, tente discutir esse mal-entendido via e-mail privado e não em umambiente público.

Não insulte outro on-line em um nível pessoal. É importante que se crie um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis ​​para discordar com cada outras idéias. Mas temos de aprender a ser educado com o outro, como fazemos isso e discordo apenas no plano das idéias.

Última atualização: quinta-feira, 21 ago. 2014, 11:11