Módulo 5 - Resultados: Excel - 3/11 e 10/11
Objetivo
Após completar este módulo, você estará apto a:
- Ser capaz de importar os dados do arquivo gerado pelo WOS para o Excel
- Ser capaz de de identificar os principais periódicos e os primeiros autores de sua área de pesquisa em números
- Ser capaz de de identificar os principais periódicos e primeiros autores de sua área de pesquisa longitudinalmente
- Ser capaz de gerar gráficos para as análises anteriores, usando a tabela dinâmica.
Descrição
Vamos analisar os dados gerados pela sua busca no WOS. Usando o Excel, faremos uma análise numérica da produção científica e não análise de citação que será feita com a ferramenta Histcite em outro módulo deste curso.
Devemos fazer os seguintes 4 gráficos juntamente com um parágrafo para cada gráfico, descrevendo o mais importante a ser observado no gráfico. Lembre que qualquer gráfico deve ter legenda no Word e ser citado no texto com o recurso referência cruzada existente no Word. O dados serão provenientes do arquivo exportado na etapa do WOS.
1) Autores (apenas os primeiros autores) mais produtivos
2) Periódicos mais produtivos
3) Autores mais produtivos ao longo dos últimos 10 anos
4) Periódicos mais produtivos ao longo dos últimos 10 anos
Quais colunas serão necessárias para a atividade no EXCEL?
a) nome autor(es), ano de publicação, nome do periódico que devem ser convertidas para autor, ano de publicação e nome do periódico. Devemos apenas pegar o primeiro autor.
Leitura
- Excel - dicas
Atividades práticas
Domingo anterior a aula:
- Lembramos que cada WORD deve incorporar as versões anteriores.
- 1) WORD5 - Versão inicial dos gráficos/tabelas com legenda, além de um parágrafo citando o gráfico/tabela, por meio da legenda, com a sua interpretação de algo que considera importante para ser observado pelo leitor.
- 2) POSTAGEM das dúvidas no SLI.DO #RCC8006EXCEL [obrigatório]
Segunda anterior a aula:
Dia da aula 1:
- EXCa - Avaliação inicial em sala de aula sobre as dúvidas do EXC
- Dinâmica de colaboração em sala de aula sobre WORD5
- EXCb - Avaliação inicial em sala de aula sobre as dúvidas do EXC
- Pesquisa indicando quem colaborou com sua pesquisa (20% nota final do curso)
- Termômetro de colaboração
- Ao final da aula: Liberar áudio sobre todas as dúvidas postadas no SLI.DO
Para a próxima aula:
- WORD6 - Versão final dos gráficos/tabelas com legenda, além de um parágrafo citando cada gráfico/tabela, por meio da legenda, com a sua interpretação de algo que considera importante para ser observado pelo leitor . A ajuda dos colegas na aula 1 deve estar refletida aqui.
Próxima aula: aula 2
- Aula para tirar dúvidas com o professor acerca do WORD6 Usaremos o programa ANTI-PLÁGIO aqui.
- Se houver mudanças no WORD6, a mesmo pode ser incorporada na versão WORD7 .
Informações importantes
NOTA FINAL DO MÓDULO = SLI.DO *(([ RAIZ(EXCa*EXCb)]+RAIZ(WORD5*WORD6)])/2)
- não participando do SLI.DO, ganha zero no módulo
- Não fazendo EXCa ou EXCb, anula a atividade
- Não fazendo WORD5 ou WORD6, anula a atividade